quinta-feira, 17 de setembro de 2009

She is from RS, too!

Rosangela Guella Tamagnone

Arte | Caxias do Sul, RS


Não basta expor um conteúdo às crianças e achar que a aprendizagem vai acontecer naturalmente, quase que por mágica. Sim, deve-se acreditar no potencial do aluno em ser o protagonista do próprio processo de aprendizagem. Mas é fundamental planejar situações didáticas adequadas para isso (conheça outros encaminhamentos didáticos que fazem todo projeto dar certo). Um exemplo vitorioso dessa forma de trabalhar foi o projeto realizado pela professora de Arte Rosangela Guella Tamagnone, de Caxias do Sul, a 130 quilômetros de Porto Alegre.

Para entender a fotografia com linguagem visual, os alunos da 7ª e 8ª séries da EEEF Ismael Chaves Barcellos estudaram os elementos de composição da imagem, aprenderam a tirar fotos com intencionalidade e recriaram suas produções ao alterar os originais com editores de imagens no computador. Além disso, eles conheceram a história da fotografia por meio de aulas, debates e palestras com profissionais do ramo.

Em paralelo, Rosangela mostrou à turma imagens consagradas feitas por fotógrafos do naipe de Sebastião Salgado. Nelas, os alunos analisaram elementos da linguagem fotográfica como sombra, luz, enquadramento, iluminação, tema e intencionalidade. Depois de ler, reconhecer e discutir a importância desses elementos, os adolescentes foram a campo fazer imagens da escola, que comemorava 70 anos de existência, para depois trabalhar sobre as imagens no computador. “Os alunos passaram a refletir durante a produção das imagens e, depois nesse momento de recriação digital”, afirma Rosangela.

Neste ano, a disciplina de Arte foi a terceira com mais projetos inscritos no Prêmio Victor Civita, com 6,29% do total. “Fico feliz por representar essa área junto com a professora Áudrea. É um reconhecimento que me emociona bastante”, afirma a professora.

Fromhttp://revistaescola.abril.com.br/premiovc/2009

Nenhum comentário: