quinta-feira, 17 de setembro de 2009

She is from RS - Bah, tchê!

Áudrea da Costa Martins - Arte | São Leopoldo, RS

A aprendizagem se dá quando a sequência didática é bem planejada, ou seja, contempla atividades diretamente ligadas aos conteúdos e objetivos do projeto e leva em consideração o ritmo e o que cada aluno já sabe. A professora de Arte Áudrea da Costa Martins, de São Leopoldo, a 31 km de Porto Alegre, seguiu à risca esse preceito ao ensinar música para os alunos da 5ª e 6ª séries da EMEF São João Batista (conheça dez encaminhamentos didáticos que fazem todo projeto dar certo).

Depois de um levantamento sobre conceitos de música feito com os alunos, a professora percebeu que havia necessidade de ampliar o repertório da turma. Áudrea promoveu então atividades de apreciação de música contemporânea, selecionando obras acústicas, eletrônicas e aleatórias (gênero em que parte das decisões de criação são destinadas à procedimentos de acaso). Os alunos debateram sobre a estrutura dessas músicas e discutiram a presença de elementos sonoros experimentais, como ruídos, sons captados do ambiente e manipulações eletrônicas. Em seguida, Áudrea levou esse conhecimento para a prática, propondo aos alunos que compusessem músicas utilizando textos, instrumentos musicais e procedimentos de acaso (ou aleatórios) para a criação.

Em grupos, com instrumentos em mãos e os conceitos na cabeça, cada estudante criou seu repertório de sons aleatórios. Sorteios definiram as repetições e a ordem de aparição de cada um deles na composição final. Para expandir o processo de criação e edição sonora, a professora ensinou a turma a usar um software gratuito de edição de áudio. Com a gravação de sons tocados nos instrumentos ou captados do ambiente, eles passaram a editar e a criar uma música eletroacústica, dessa vez em duplas.

Um projeto tão rico só foi possível pelo fato de Áudrea ser uma professora estudiosa. Pós-graduanda em Educação, a professora representa uma mudança no perfil dos professores inscritos no Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 este ano. Enquanto em 2004, 32% dos inscritos possuíam título de pós-graduação, em 2009 esse número aumentou para 53%.

3 comentários:

Áudrea Martins disse...

Olha só que legal eu me achar por aqui!! Fiquei muito feliz, pois vocês são meus ídolos!!!
Me inspirei muito no trabalho de vocês para construir o meu projeto.
Grande Abraço!!
Áudrea

Lujohvem disse...

Audrea!!!
Meus PARABÉNS!!! Como é bom compartilhar dessas experiências!!É isso ai! Força sempre!
iMAGIno a felicidade que está...conhecendo cada um de vcs. prof.de 2oo9 é recordar dos momentos maravilhosos dessa experiência fantástica...
Mais uma vez
PARABÉNS
OUTRO ABRAÇO!!!CURTA CADA MINUTO!!!!

Lujohvem disse...

Só uma observação Audrea...rs..
Sei que sou meio suspeita..mas....AMEI SEU PROJETO!!!
VAMOS TROCAR FIGURINHAS GURIA??rs

Continuo trabalhando com música...cultura popular...Musicalização...
enfim..
Beijos