sábado, 22 de novembro de 2008

Prefessora Maria Klein ganha prêmio nacional e é homenageada pelo prefeito João Coser

O prefeito João Coser e a secretária de Educação, Marlene Cararo homenagearam a professora Maria Hele Klein



Prefessora Maria Klein ganha prêmio nacional e é homenageada pelo prefeito João Coser

A professora Maria Helena Klein, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda Aguiar, em São Pedro I, foi homenageada nesta segunda-feira (17) pelo prefeito João Coser e pela secretária de Educação, Marlene Cararo. Maria Klein desenvolveu o projeto institucional “Integração Escolar e Meio Ambiente: Uma Proposta de Intervenção Pedagógica em Defesa do Rio Santa Maria da Vitória”. A professora recebeu o “Prêmio Victor Civita Educador Nota 10”, escolhido entre mais de cinco mil trabalhos inscritos em todo o país.

A idealização do projeto começou em 2002, ano em que Maria Helena ingressou no quadro de professores da Prefeitura de Vitória e foi trabalhar na região da Grande São Pedro. Observando o ecossistema da região, a professora, graduada em Geografia, constatou que apesar da beleza e diversidade da fauna e da flora, o lugar também sofre com a ação irregular humana.
A partir dos problemas encontrados, a professora iniciou um processo de pesquisa de campo buscando aperfeiçoar os conhecimentos sobre o ecossistema de manguezal, visando elaborar medidas para amenizar a agressão ao meio ambiente.
No ano passado, o projeto saiu do papel e Maria Helena, juntamente com a diretora, pedagoga e dois assistentes administrativos da escola, iniciaram o trabalho com as turmas de 2ª série da escola. O objetivo é criar uma consciência ecologicamente correta nos futuros cidadãos.
O foco principal da iniciativa é a preservação da água. Como a região de São Pedro é banhada pelas águas do Rio Santa Maria da Vitória, os alunos também foram a campo e fizeram intercâmbio com alunos de outras escolas cujo município é banhado pelo rio. Além de aprender a cuidar da água, a criançada também conheceu um pouco sobre a história e cultura de municípios de Cariacica, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, onde se encontra a nascente do rio.
As atividades desenvolvidas no projeto não são apenas de cunho social, abrangem igualmente as disciplinas de português, matemática, geografia, história, biologia e artes. São trabalhados gráficos, produção de texto, espécies animais e vegetais, artesanato, movimentação das marés, dentre outras.
No dia 13 de outubro, a professora foi a São Paulo participar da solenidade de entrega dos prêmios. Ela e os nove professores premiados concorrem a mais um título, o de “Educador do Ano 2008”. (Rosa Blackman com colaboração Eduardo Freitas)

FONTE: http://www.vitoria.es.gov.br/diario/2008/1117/homenagemprofessora.asp

2 comentários:

Lujohvem disse...

Esses momentos ficaram eternamente gravados em nossas memórias!!!
Que Deus abençõe essa nossa ESTRADA!!!
beijoks

Débora Lisiane Carneiro disse...

oi, MªHelena
Noossaaa! É muito bom saber que no teu estado a educação é valorizada! É sabendo disso que os teus governantes sentem-se honrados em ter no quadro funcional uma Educadora Nota 10!

Very Good, Mary!
kisses, débora